Receba nosso boletim.

Quem é Odair Cunha?

História

Odair Cunha tem 41 anos, é formado em Direito, deputado federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e atual secretário de Estado de Governo de Minas Gerais. Viveu sua infância e adolescência no Sul de Minas, no município de Boa Esperança. Iniciou sua militância política em 1999 e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002. Desde então dedica-se a trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios mineiros, assim como por mais inclusão social e oportunidade para todos.

A sua trajetória política é marcada por uma expressiva ascensão, fruto do reconhecimento pelo trabalho que desempenhou em Minas Gerais nos 12 anos de parlamento, período no qual ocupou importante funções. Atuou como Terceiro-Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados; foi vice-líder do Governo na Câmara e no Congresso Nacional; presidente da Comissão Especial destinada a debater a gestão do Funcafé; membro titular das Comissões Especiais da Reforma Tributária e de Políticas Públicas para a Juventude, relator da Medida Provisória que criou o Programa Bolsa Família, entre outras atribuições.

Em 2013, Odair Cunha foi eleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. No ano seguinte, teve a importante missão de ser um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Fernando Pimentel ao Governo de Minas Gerais. Momento também em que Odair Cunha foi reeleito para o 4° mandato de deputado federal, com 201.782 votos, sendo o segundo deputado mais votado pelo partido no estado e quarto mais votado de Minas Gerais.

Em 2015, a convite do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, Odair se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir uma das mais importantes secretarias da administração estadual: a Secretaria de Estado de Governo.
 
Como secretário, Odair Cunha é responsável por articular e coordenar a ação política do Governo com prefeitos, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, além de participar efetivamente, junto ao governador Fernando Pimentel, da tomada de importantes decisões que envolvem o funcionalismo público e órgãos do Estado. Odair faz parte do Conselho Técnico-Administrativo da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), do Conselho Curador da Fundação João Pinheiro (FJP), da Câmara de Orçamento e Finanças, além de participar de Comissões.
 
Ao lado do governador Fernando Pimentel, Odair atuou em diversas conquistas e avanços para o estado, como: a criação dos Fóruns Regionais de Governo; criação do SAMU Macro Sul; implantação do primeiro curso de Medicina da UEMG; aumento do efetivo das polícias civil e militar; entre outras.

HOMENAGENS:
 
Odair foi agraciado com diversas medalhas, títulos e homenagens. Destaque para a Grande Medalha da Inconfidência - a maior honraria concedida pelo Governo do Estado; Medalha do Mérito da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; Medalha do Mérito Cafeeiro; Medalha de Grande-oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico; Medalha do Mérito Especial Legislativo; Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevêdo; Comenda Mérito Farmacêutico; Medalha dos Gerais - Matias Cardoso; Insígnia da Ordem do Mérito Judiciário Militar; Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier e Medalha Santos Dumont. . Odair também foi agraciado com o título de cidadão honorário de várias cidades mineiras, entre elas da capital, Belo Horizonte.



Download da Biografia

 

 

www.odaircunha.com.br